Desejo de um dia muito feliz para Ivan Rodrigues, ex-Ivan da Celg, diretor do departamento de Iluminação da Prefeitura de Catalão, que comemora mais um ano de vida hoje, dia 28 de fevereiro. Trata-se de um homem trabalhador, muito responsável e militante político polêmico, mas acima de tudo pessoa do bem e de um coração grande. Felicidades!
fevereiro 2018
Ontem, dia 17 de fevereiro, nas Redes Sociais aconteceram diversas postagens, sobre os suspeitos do atentado contra o radialista Ricardo Nogueira, da Rádio Sucesso, em sua residência em Três Ranchos dia 19 de dezembro de 2017.
O Delegado da Polícia Civil, Dr. Vitor Magalhães, ouviu depoimentos de duas pessoas, S.F e A.T.J (uma terceira é considerada foragida – T.K.) e disse que negaram a autoria, mas afirmou que um dos depoimentos irá auxiliar na conclusão do inquérito.
A Polícia chegou a esses três suspeitos depois de analisar as imagens de Câmeras de Seguranças e depoimentos de pessoas. Segundo o delegado dos três suspeitos, uma mulher seria a proprietária de veículo e os dois homens os possíveis executores do crime. Caso se confirme a suspeita eles serão julgados por formação de quadrilha e atentado de explosão. Como há prazo/tempo para fechamento do inquérito o delegado disse que isso não quer dizer que não possa ter mais suspeitos e outras pessoas serem ouvidas.
Segundo o delegado Dr. Vitor Magalhães, não se sabe a motivação do crime. Durante a explosão de bombas na residência do radialista Ricardo Nogueira, foi danificado seu portão da garagem (foto), vidros, e estilhaços cortaram suas costas.
Nessa entrevista foi questionado também sobre o caso do atentado contra o radialista Cláudio Lima, acontecido há mais de seis meses, mas o delegado disse que essa averiguação está sob a competência de outro delegado e que ele não tinha informações sobre o assunto.
Acontece hoje, dia 28 de fevereiro, às 19h30, no auditório Paulo Bastos, a posse da nova diretoria da UFG Campus de Catalão. A diretora é a professora Roselma Lucchese.
Acontece amanhã, dia 28 de fevereiro, na Câmara Municipal de Catalão, às 9h, uma Audiência Pública para tratar sobre o regulamento do exercício de Mototaxistas em Catalão.
Rosa dia 2 de janeiro de 2018 quando completou 116 anos
Rosinha cercada de muito carinho pelas sua sobrinha Aurora e as sobrinhas netas Eliane e Célia.
Faleceu hoje, dia 27 de fevereiro, Rosa Miranda Rodrigues. Ela nasceu dia 2 de janeiro de 1902 e completou recentemente 116 anos. Rosinha certamente era uma das pessoas mais velhas do mundo. Em uma edição do Jornal O Catalão, mês de dezembro de 2017, fizemos uma reportagem sobre sua história de vida e sua alegria, humildade e resignação, contagiou todos amigos e familiares naquele momento. Ela estava há mais de 50 anos morando com sua sobrinha Aurora Borges e sobrinhas netas, cercada de muito carinho e atenção. Lúcida e ativa, ela fazia todas as atividades normais até os últimos momentos de sua vida. O Velório será a partir das 12h, na Casa de Velórios do Rotary Club e o sepultamento acontece às 17h.
Antigamente os administradores da cidade somente podiam efetivar asfaltamento no período da seca. Com nova tecnologia, hoje basta ficar poucas horas de sol e já são suficientes para aplicação do produto, sem risco de perda. A sinalização que é um pouco mais demorada, pois depende da cura do asfalto que geralmente é possível após 15 dias. Na foto, de hoje dia 27 de fevereiro, funcionários promoviam a recuperação asfáltica, com CBUQ (5 cm), da Avenida João XXIII, na parte da manhã. Serviço de qualidade!
O prefeito de Três Ranchos, Hugo De Leon, recebeu na Câmara Municipal de Goiânia a premiação por ter sido escolhido o Político mais Influente do Estado de Goiás das cidades com menos de 100 mil habitantes. Por ser jovem, inteligente e articulador, muitos enxergam um futuro político de grande dimensão para sua pessoa.
Hoje, terça-feira, é dia de sessão na Câmara Municipal. O que se notou nessa legislatura é que apesar de sempre haver discussões (e isso é muito normal no processo), às vezes bem acaloradas, percebe-se melhor nível intelectual e ponderações de maior conteúdo, do que o observado em outros mandatos. Antigamente o jogo político era feito apenas para alguns funcionários das assessorias dos vereadores que ficavam no plenário. Com a chegada da TV Catalão, milhares de pessoas acompanham o processo e podem assim avaliar melhor o desempenho dos legisladores, o que deu maior equilíbrio e sensatez aos Edis. Com a aproximação da eleição em outubro a tendência no momento é o clima ir esquentando, ainda mais agora com a possibilidade de muitas pessoas acompanharem os pronunciamentos via internet, que não deixa de ser um comício às antigas.
No programa de rádio de ontem, dia 26 de fevereiro, o radialista e vereador Cláudio Lima disse que irá entregar uma série de documentos a promotora de Justiça, Dra. Ariete Vargas, sobre cerca de 10 Poços Artesianos que não foram efetivados na gestão anterior, mas que estariam quitados.
“MDB está praticamente definido. 95% do partido quer candidatura própria e esses 5% estamos conversando, dialogando, mostrando que nunca deixamos de ter candidato e não é agora, que temos a (prefeitura da) capital, (da) segunda maior cidade, (de) todas as cidades polos que vamos deixar de ter”. – Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, que trabalha para que seu filho Daniel Vilela (MDB) seja o candidato do MDB ao governo do Estado. Outas lideranças querem que seja Ronaldo Caiado (DEM) o candidato da oposição que está bem à frente nas pesquisas, fazendo assim a união da oposição. O que Maguito se esqueceu de dizer é que mesmo com as prefeituras de Goiânia, de Aparecida de Goiânia, de Anápolis e outras grandes cidades foram igualmente derrotados em outras eleições (Maguito e Iris como candidatos por cinco vezes), devido ao salto alto, segundo opiniões de alguns emedebistas.
Está em apresentação/lançamento nos cinemas da cidade, assim como em todo o país, o filme denominado “Paulistas” de um cineasta catalano, Daniel Nolasco (foto). Ele estudou Cinema no Rio de Janeiro, que era seu sonho desde criança. Trata-se de um filme que retrata a vida das pessoas jovens dessa região perto do Rio São Marcos, conhecida como Paulistas, que deixaram o campo e foram para a cidade e somente retornavam as casas de suas famílias nas férias. O filme continua em apresentação aqui nos cinemas da cidade até quarta-feira, dia 28 de fevereiro.
Recebi essa foto do encabeçamento da ponte sobre o Rio Paranaíba, que liga Davinópolis a Abadia dos Dourados, inaugurada na semana passada, onde se vê que o encabeçamento cedeu após as primeiras chuvas. Como não há trânsito pelo local, o problema é menor.
A estrada de 6,5 km era uma antiga reivindicação dos moradores, mas como o lado de Minas Gerais a Ponte está sem encabeçamento, faltando ainda recuperação de parte do asfalto, sinalização, não está sendo utilizada essa ponte para o tráfego e não se sabe quando será. Por enquanto a Balsa continua sendo o meio de translado utilizado pelas pessoas que necessitam dessa travessia. Essa ponte está pronta faz muito tempo, cerca de 10 anos.
Era tudo o que os governistas queriam…Quem viu os pronunciamentos de Iris Rezende e Maguito Vilela, onde colocam que o partido não pode “terceirizar” candidaturas nem se acovardar, vê a nítida decisão de que os “caciques” querem uma candidatura do MDB de qualquer maneira, assim como já o fizeram no passado e conseguiram emplacar cinco derrotas sucessivas para Marconi Perillo (perderam até pro Cidinho). No caso o candidato do MDB seria Daniel Vilela, filho de Maguito. Menos ruim do que se viesse Iris ou Dona Iris, como já se chegou a comentar.
Só que assim, como em todos os outros partidos, à medida que vão surgindo novos líderes, com o tempo, as decisões impostas não são mais referendadas com um “amém”. Adib Elias (Catalão), Paulo do Vale (Rio Verde), Ernesto Roler (Formosa), Renato Castro (Goianésia), Fausto Mariano (Turvânia), além de ex-deputados como Luiz Soyer e Genésio de Barros e o atual José Nelto, tentaram convencer a cúpula emedebista sobre o momento de Ronaldo Caiado, líder disparado nas pesquisas (muito à frente de todos os outros postulantes), nome reconhecido nacionalmente e sempre escolhido entre os 10 mais destacados do Congresso Nacional há 20 anos, e sobre quem não recai nenhuma desconfiança de retidão na política. Mas, parece que não convenceram. Assim, podem migrar apoio para o senador Ronaldo Caiado (DEM), saindo ou não do partido, MDB. Eles querem uma candidatura única da oposição, sem divisão, que sempre deixa marca, sequela, mágoa.
O grupo mostrou a Iris Rezende que ninguém é pró-Caiado e sim pró-vencer as eleições. Como Daniel Vilela é o presidente do MDB estadual e seu pai Maguito Vilela ainda possui influência sobre algumas lideranças, dificilmente ele deixará de ser o candidato, provocando uma fissura com esses outros líderes. Maguito nunca foi bem visto pelos emedebistas por ter sido frequentador assíduo dos tapetes vermelhos e da ambrosia do Palácio das Esmeraldas, quando prefeito de Aparecida de Goiânia. Mais pelo glamour/holofotes do que mesmo para parcerias em investimentos, que em sua grande maioria saíram do governo federal para aquela cidade.
Assim, pelo caminhar, o MDB ficará dividido e enfraquecido. “Em não resolvendo da melhor forma, creio que uma parte muito grande do MDB vai declarar apoio a Ronaldo Caiado”, disse Adib Elias.
Na conversa que esse grupo de prefeitos e políticos tiveram com Iris Rezende deram um prazo, até 15 de março, para a decisão do MDB.
“Teve um jornalista que não pagava sua conta de água e teve agora que pagar R$ 4 mil reais…O Gestor da água daqui isentou ele próprio de pagar. É o maior ladrão vivo que essa terra produziu.” – Prefeito Adib Elias por ocasião da entrega de nove veículos 0 km, hoje, dia 23 de fevereiro, quando explicava sobre os problemas encontrados na SAE.
Hoje tirei essa foto da Avenida 20 de Agosto e comecei a lembrar de como era antigamente, sem o burburinho de pessoas e veículos, com aquela tranquilidade e conhecimento de todos seus poucos habitantes, na década de 50. Ao mesmo tempo me interroguei sobre como estará daqui 70 anos, como nessa comparação abaixo entre 1950 e 2018. O que verão meus netos?
O Secretário de Esportes e Lazer, Giovani Cortopassi, promoveu a reconstrução da estrutura de vestiários, alambrado e do campo Alberto Mendes, abandonado na última gestão. As fotos abaixo mostram como estava e como ficou.
Campo em fevereiro de 2018
Vestiário em 2018
Campo e Vestiário na Administração anterior (fotos abaixo) – A estrutura de tijolos, atrás do gol, é de uma UBS que começou na administração passada e não foi concluída. O caso está sendo apurado.
A população precisa ir se conscientizando de que um lixo que é produzido pela população e é jogado na rua, amanhã pode lhe trazer problemas, ocasionando entupimento dos bueiros e consequente inundação, como já acontece em muitos locais. O trabalho de retirada desse lixo, nos bueiros, pelos funcionários da equipe de Limpeza é uma constante o ano todo, como podemos flagrar no dia de hoje, na foto acima. Esses entupimentos ocasionam transtornos e prejuízos.
Quem viu pela imprensa as declarações de Maguito Vilela e Daniel Vilela durante a inauguração da sede do MDB em Goiânia, ontem dia 20 de fevereiro, tem a segurança que que o MDB deverá lançar candidatura própria ao governo do Estado. Nesse caso o nome mais provável seria de Daniel Vilela.
Expressões como: “O MDB não pode se acovardar”; “Democracia é assim, se ganha e perde”; “O MDB não pode terceirizar nenhum tipo de responsabilidade: o nosso partido é que tem a legitimidade de oposição em Goiás”, mostram claramente que haverá candidatura própria, desvinculando da possibilidade (pelo menos nesses discursos) do Senador Ronaldo Caiado ser o cabeça de uma chapa única da oposição em 2018, como deseja a maioria da população do Estado, mostrada em pesquisa recente.
A falta de humildade, o sapato alto, sempre foram críticas acentuadas aos emedebistas nas últimas campanhas. Hoje pelas primeiras pesquisas, Ronaldo Caiado lidera disparado e é o nome mais destacado na população, mas parece que alguns dirigentes do partido não enxergam assim. Resta saber se essa seria também realmente a ideia do eleitor. O MDB perdeu as cinco últimas eleições para o PSDB, inclusive para o Cidinho. À conferir no futuro.
“Vou colocar um diretor no Ginásio Internacional de Esportes de Catalão. Se eles o retirarem eu vou executar o contrato da prefeitura com o governo do Estado de Goiás, que tem validade até 2021, e que foi assinado pelo ex-prefeito”. – Prefeito Adib Elias ao comentar sobre o fato da oposição estar querendo romper unilateralmente o contrato de cessão administrativa do Ginásio de Esportes com a prefeitura e que deverá ser reaberto, após cerca de 10 anos inativo, no próximo mês. “Gastaram R$ 12 milhões e não pode deixar aquilo lá virar uma anarquia”, enfatizou Adib.