Início » CMOC Brasil implementa solução que gera economia de recursos e aumento de 14% na produção

CMOC Brasil implementa solução que gera economia de recursos e aumento de 14% na produção

por Pidim

 

Operações de transporte e carregamento foram aprimorados com “Sistema de Despacho Eletrônico”; ferramenta também melhora a gestão de ativos e identifica eventuais perdas no processo produtivo

 

A busca contínua pela eficiência operacional tem se mostrado uma estratégia vencedora da CMOC Brasil. Em 2017, a empresa implementou o Sistema de DespachoEletrônico (SDE) na Mina Boa Vista, em Catalão (GO), de onde é extraído minério de nióbio. Em um ano, a iniciativa proporcionou o aumento de 14% na capacidade produtiva da mina, 23% na eficiência dos equipamentos e economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão em um ano.

O sistema permite o gerenciamento dos serviços de carga e transporte através de um tablet instalado em cada equipamento. As informações são enviadas para a sala de controle via Wi-fi, tais como: localização, pontos de carga e descarga, velocidade, estado, massa transportada, operador, dentre outras. O técnico responsável pela sala de controle acompanha as informações, identifica os gargalos e repassa aos supervisores para juntos realizarem as ações necessárias para garantir a segurança da equipe e o cumprimento da produção nos turnos contínuos ao longo da semana.

“Os resultados positivos gerados com a implantação do SDE já são perceptíveis. Há ganhos financeiros e conquistas intangíveis para a empresa, que agora conta com uma ferramenta que permite melhorar a gestão de pessoas, rastreabilidade de informações e identificação, de maneira eficiente, de perdas no processo produtivo”, explica a engenheira Fernanda Pinto, da área de Planejamento de Mina da CMOC Brasil.

A mudança também trouxe ganhos operacionais. Com o SDE a empresa registrou 36 mil horas a menos de trabalho para o cumprimento da meta de produção, gerando economia de diesel e menor exposição dos funcionários a riscos de acidentes. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Com o sucesso obtido na Niobras, já iniciamos a implantação do sistema na mina da Copebras, em Ouvidor (GO)”, afirma.  Fonte Ascom.

You may also like

Leave a Comment