Início » Últimas barracas saíram somente dia 16

Últimas barracas saíram somente dia 16

por Pidim

 

Festança de 18 dias 

Haviam afirmado que a Festa do Rosário se encerrava no dia 9 de outubro, com a entrega da Coroa aos novos festeiros e que no dia seguinte dia 10 as barracas seriam retiradas. Depois parece que houve mudança do prazo para a sexta-feira, dia 13, quatro dias após o término da festa. Essa sempre foi mais uma das grandes reclamações dos comerciantes da cidade (tempo demasiado de permanência das barracas) que geram empregos para as famílias catalanas, isso sem contar problemas no trânsito, barulho, segurança, higiene, etc. O prazo estipulado e prorrogado não foi cumprido. Dia 16, segunda-feira, ainda havia barraqueiros nas ruas (foto acima). Enquanto não se colocar uma caução em dinheiro, de valor considerável, que caso de não cumprimento da determinação do dia da saída perde-se o valor caucionado, os barraqueiros não vão respeitar a ordem de saída. Eles desafiam as normas. São 12 dias de Festa, caso se termine um dia após a entrega da coroa. Não é o suficiente? Há necessidade de “barracar”  por 18 dias, como foi novamente esse ano?

Para aqueles que defendem essa longa permanência das barracas, de quase três semanas, fica o questionamento: É a religiosidade, a Fé em Nossa Senhora do Rosário ou a parte comercial que tem mais importância?

Muito já se melhorou esse ano após reuniões do poder público, SEBRAE, ACIC-CDL e Irmandade (deu mais segurança e organização), espera-se que para 2018 venham mais modernidades/inovações e entre essas a determinação do término da festa após a entrega da Coroa.

You may also like

Leave a Comment