Início » (In)Segurança

(In)Segurança

por Pidim

 

 

“Ou se toma uma providência ou Catalão vai ficar sendo conhecida como a Cracolândia do Sudeste Goiano” – Prefeito Adib Elias

 

Catalão sempre teve orgulho de dizer que aqui não existiam favelas nem crianças em sinaleiros vendendo balas,  pedindo moedas ou malabaristas se exibindo por alguns trocados. Viciados em Drogas eram pouquíssimos casos e os consumidores ficavam sempre escondidos da população.  Essa realidade mudou de uns anos para cá.

A preocupação do poder público municipal é grande em relação ao crescimento da cidade e seus problemas sociais. Há pouco tempo não se via em Catalão malabaristas nos semáforos, flanelinhas em estacionamentos, viciados em drogas nas praças, andarilhos dormindo debaixo de marquises de prédios, pedintes em portas de banco, etc. Observou-se que a maioria expressiva são oriundos de outras cidades. Dos problemas a droga é a que mais preocupa. “Hoje toda rua tem um vendedor de drogas e o problema é de todos…Me assustei quando vi uma pessoa passando droga para outra na Avenida 20 de Agosto”, disse o prefeito alertando sobre o problema.

Assim para achar um caminho/saída foi realizada uma reunião com as presenças de representantes de todos os clubes de serviço da cidade (Rotary, Lions, Maçonaria), OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, ACIC-CDL, Conselho Municipal de Segurança, Câmara de Vereadores, Prefeito e Secretários.

Após explanações diversas ficou decidido que diversas medidas serão mostradas à sociedade e decisões deverão ser tomadas para auxiliar na resolução desse grave problema que deixa as famílias em constrangimentos e inseguras.

O prefeito lembrou que o poder público ajudará com a melhor iluminação da cidade, instalação de Câmeras de segurança e que a Ação Social irá cadastrar os casos de moradores da cidade para dar-lhes amparo/assistência. Os de outras cidades serão fornecidas as passagens para os seus retornos as suas casas de origem. Além disso, se comprometeu em doar dois veículos para a Polícia Militar e um para a Policia Civil, em parceria com a Câmara de Vereadores, depois de verificar a legalidade desse processo. O Presidente da Câmara, Deusmar Barbosa, se comprometeu em repassar R$ 5 mil reais por mês para auxiliar o Banco de Horas da PM. Deusmar fez ainda um requerimento ao prefeito solicitando a criação da Secretaria de Segurança Pública Municipal. O presidente da ACIC-CDL, César Safatle, lembrou que todos os anos a entidade colabora também com o pagamento do Banco de Horas por ocasião das festividades de final de ano, quando as viaturas/policiais dão apoio importante nas principais avenidas comerciais, e que novamente esse ano serão parceiros da PM.

No final ficou acordado que o Conselho Municipal de Segurança irá reunir, inclusive com o MP e Judiciário,  que não estiveram presentes nessa reunião, para definir a linha de atuação com os outros órgãos envolvidos nessa operação.

You may also like

Leave a Comment