Início » A pior seca dos últimos 50 anos 

A pior seca dos últimos 50 anos 

por Pidim

Adutora da SAE em construção

Esse foi o período sem chuvas mais expressivo desde 1963 em Catalão, quando durante seis meses não caiu uma gota de água. Agora se completou 128 dias, até a primeira chuva do final de setembro. Com a seca o Ribeirão Samambaia que abastece a Estação de Tratamento de água da cidade praticamente secou nesse final.

O Superintendente de Água e Esgoto disse que ninguém espera uma seca tão expressiva como essa e assim somente reativou os poços artesianos e ainda perfurou mais cinco novos com o agravamento da situação. Esses cerca de 15 poços respondem por quase 30% do consumo diário da cidade e foi a solução mais rápida encontrada. Com a duplicação da adutora em andamento, Fernando acredita que em Novembro o serviço estará completo e aí então não haverá mais esse problema já que a capacidade de bombeamento de água do Ribeirão Pari será praticamente o dobro do consumo.

Quando em 2002 a prefeitura assumiu o serviço da Saneago, faltou água no final do ano porque as soluções não são imediatas. No ano seguinte e depois por 9 anos consecutivos  o fornecimento foi tranquilo e não havia problema da falta de água. Em 2013, com a nova administração, também não houve problema porque a administração anterior trabalhava com uma folga de cerca de 20%, perfurando novos poços. Já nos anos seguintes, sem investimentos no setor, o problema apareceu em 2014, 2015, 2016 e 2017.

“Assumimos em 2017 faltando água na cidade por falta de preocupação da administração anterior, que destruiu o sistema e não cuidou dos Poços Artesianos.

Nos últimos três anos da administração anterior faltou água por esse motivo. Mesmo diante dessa crise estamos conseguindo contornar o problema, perfurando novos poços, reativando os que foram abandonados,  e não haverá mais problemas depois de novembro”, disse o Superintendente

Quanto a duplicação da adutora do Pari de cerca de 7,5 km já foram feitos 3,5km e a previsão é que dentro de 50 dias a obra termine, o que garantirá o abastecimento por muitos anos à frente. “A falta da duplicação dessa adutora era o gargalo”, enfatiza Fernando.

You may also like

Leave a Comment