Início » Entrevista

Entrevista

por Pidim

Dr. Rodrigo Margon, Superintendente da SAE

É preciso economizar água?

Economizar água tem que ser uma atitude constante e não somente quando está faltando. A mudança dos hábitos tem que vir pra ficar. A cada ano a água será um bem cada vez mais precioso. Falta água no mundo inteiro e o Brasil vai começar a sentir isso.

Teremos falta de água nesse período sem chuvas?

Garanto que Catalão não terá falta de água. A falta que teve foi por problemas nas bombas. Ocasionalmente pode ter problema temporário na captação, por algum defeito, para trazer essa água para tratamento.

O que está sendo feito? Por que às vezes falta água?

Estamos em obras assim às vezes temos que fechar o sistema ou diminuir a vazão para terminar a obra de duplicação da adutora. Hoje chega 230 litros por segundo e devemos superar os 300 litros por segundo quando a obra terminar, suficiente para atender a população.

Os Poços Artesianos são importantes?

Além da captação de água nos ribeirões Pari e Samambaia, temos 33 Poços Artesianos na cidade e são essenciais. Com eles a gente coloca na rede mais de 130 litros por segundo. O Bairro Ipanema é praticamente suprido com agua de Poço Artesiano. São muito importantes sim.

A SAE recebeu a Barragem pronta?

Na verdade a barragem estava semi pronta. Tanto é que tivemos que contratar uma consultoria para ver uma série de falhas nela. A grosso modo estava vazando. A SAE teve que gastar dinheiro para terminar a barragem. Além disso não havia a ligação com a cidade (19 km de adutoras). Era como se a pessoa tivesse uma banheira em casa e não ter a tubulação.

O que mais?

Além disso a barragem estava semi pronta e não paga. Toda essa dívida está sendo paga nessa administração, cerca de R$ 500 mil reais por mês.

Como receberam a SAE da administração anterior?

Atualmente não tem nenhum contrato anterior vigente. O que sabemos é o que nos foi informado (Rodrigo assumiu a SAE em 9 de março). Parece que houve dois incêndios nas instalações da SAE, no governo passado e pudemos analisar alguns documentos que sobraram e assim sabemos que hoje tocamos a SAE com 5 ou 6 retroescavadeiras e havia contratos com 12 retroescavadeiras.

A SAE tem dívidas?

Hoje há 91 ações trabalhistas contra a SAE, oriundas da administração anterior. A mão de obra era terceirizada. Uma empresa com o nome de Linatec que não recolheu os tributos dos funcionários e quase todas as pessoas contratadas entraram na Justiça, pedindo verbas rescisórias, salários sem receber.

Mas a responsabilidade não é da Linatec?

Como a Linatec não tem patrimônio a SAE é corresponsável. A Linatec está sendo condenada, não consegue pagar então estão executando a SAE. A dívida ficou pra gente. Estamos tentando negociar para gerar o menor dano possível ao caixa da SAE.

A SAE pagou a empresa?

A SAE fazia o repasse para essa Linatec e eu não sei o que eles faziam com o dinheiro. A Linatec não tem patrimônio e cabe a SAE pagar o que devem aos funcionários.

O que mais sobre a estrutura da SAE anterior?

Poderia ficar falando horas sobre os esqueletos que ficaram esquecidos nos armários da administração passada.  Não tinha material de manutenção no estoque, havia uma moto, um carro, não faziam manutenção correta nos filtros. Estamos tendo que reinvestir para poder trabalhar, para a SAE poder andar, de um dinheiro que poderia estar sendo aplicado na ampliação da rede de esgoto e água.

Por que faltou água em bairros específicos?

As faltas de água ocasionais vão continuar a ocorrer e às vezes as pessoas não entendem. As manutenções na REDE, como vazamentos que acontecem muitas vezes, faz com que tenhamos de fechar muitos quarteirões de um bairro para realizar o conserto. Não é uma falta prolongada e sim temporária até o conserto se realize.

Não tem como agir proativamente?

Fazemos um trabalho preventivo, mas como temos tubulações enterradas de 50 anos de idade, o peso de caminhões que passam sobre elas hoje em dia não tem jeito. Assim sempre temos que fechar o fornecimento para consertar a rede quebrada.

Quando termina a duplicação da adutora?

Temos ainda que fazer mais quatro interligações, linha antigas linha nova, linha antiga casa de bomba. Nesses dias pedimos que a população tome precauções porque teremos que fechar o sistema por algumas horas. Iremos avisar sobre quando isso acontecerá nos meios de comunicação. Assim a obra estará pronta para ser entregue.

 

You may also like

Leave a Comment