Início » Santa Casa de Catalão, 59 anos de história

Santa Casa de Catalão, 59 anos de história

por Pidim

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão foi fundada no dia 19 de janeiro de 1949 e inaugurada em 20 de agosto de 1959. A fundação se deu com a reunião de pessoas de diversos segmentos da sociedade, no Fórum de Catalão, lideradas pelo então prefeito da época João Neto de Campos. A aquisição do terreno foi feita com doações de fazendeiros da região.

A fundação da Santa Casa teve como objetivo, criar um hospital que desse atendimento

médico hospitalar a uma população estimada em 15.000 habitantes e, principalmente, as pessoas carentes, impossibilitadas de procurar assistência médica em outra cidade.

O deputado federal da região, Galeno Paranhos, conseguiu a verba para iniciar a construção, com a planta física obtida do Ministério da Saúde, previsto para 50 leitos. A verba inicial deu para construir o pavimento térreo do hospital. O restante da construção até a inauguração foi conseguido com verbas federais, por meio dos deputados federais: Galeno Paranhos, Wagner Estelita Campos e Benedito Vaz.

A infraestrutura da Santa Casa evolui e melhora a cada ano, atualmente, a capacidade física operacional possui: 163 leitos; Centro cirúrgico totalmente equipado e com 4 salas; Berçário patológico; Maternidade com alojamento conjunto; Unidade Intermediária cirúrgica com 2 leitos; 30 apartamentos; 56 Enfermarias; Pediatria humanizada; Brinquedoteca; Raios-x; Mamografia; Ultrassonografia; Laboratório de análises clínicas; Pronto socorro; Sala de eletrocardiograma e teste ergométrico; Sala de exames de gestante; 28 Consultórios; Lactário; Sala de conferências; UTI; Tomografia; Endoscopia e demais salas de apoio e manutenção da instituição.

A Santa Casa é administrada por uma diretoria totalmente voluntária sem nenhum tipo de remuneração, eleita a cada 2 anos pelo conselho geral. Ao longo de sua história já contou com 11 provedores, atualmente o 12º provedor, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, médico obstetra, é quem está à frente para ajudar em seu crescimento e desenvolvimento.

Com um caráter filantrópico e sem fins lucrativos, a Santa Casa de Misericórdia de Catalão tem por objetivo atender pacientes de todos os níveis econômicos e sociais, destinando 60% de seus serviços e atendimentos aos pacientes do SUS e o restante a outros convênios e particular. Como entidade filantrópica, sobrevive com seus recursos oriundos de convênios com planos de saúde, o SUS e a Prefeitura de Catalão.

Atualmente é reconhecida como hospital referência para Catalão e região, atendendo

aproximadamente 200 mil pessoas por ano. Em 2017, o hospital realizou 6.194 internações; 64.786 atendimentos no Pronto Atendimento, Ortopedia, Ambulatório e Unidade de Urgência e Emergência; 25.660 exames da Área Diagnóstica: Raios-X, Mamografia, Laboratório, Eletrocardiograma, Ultrassonografia; somando 96.640 pessoas atendidas, atendendo uma média de 300 pessoas por dia.

Portanto, na corrida da vida, no seu dia a dia, dê um tempo, faça uma pausa. Pela Santa Casa, por uma Santa Causa.

 

 

 

 

 

 

 

 

You may also like

Leave a Comment