Início » Curtas do secretário de Saúde, Dr. Fernando Netto 

Curtas do secretário de Saúde, Dr. Fernando Netto 

por Pidim

A Farmácia Municipal sobrevive somente com recursos do município.

Existem, segundo informações, 240 mil cartões SUS em Catalão, para uma cidade de 101 mil habitantes. As pessoas do sudeste estão correndo a Catalão à busca da solução de seus problemas. Podemos até assumir como nosso, mas na realidade não os são.

Por que tiram o Cartão SUS aqui em Catalão? Porque aqui tem Pronto Socorro 24h na UPA e Santa Casa, cirurgia eletiva, de catarata, UTI, nefrologia, cardiologia, parto de graça para todo mundo, aqui tem Hospital Materno Infantil junto como Centro Integrado da Mulher, a partir desse mês até o final do ano vamos fazer mil mamografias, levamos pacientes para Barretos, São José dos Campos, Uberlândia, Goiânia.

Quando entra um prefeito e entra outro a legislação permite que se faça compras emergenciais que possam durar até seis meses. O secretário que me antecedeu o fez assim.

O mercado de insulina é muito restrito, apenas dois ou três laboratórios distribuem insulina para o país inteiro. A minha grande dificuldade de conseguir insulina análoga é porque esses laboratórios estão sem receber em virtude do que o prefeito anterior não pagou. Eu preciso dos documentos para poder ficar livre o nome da prefeitura e esses documentos não existem. Eu preciso de comprovação documental para fazer o pagamento e não se acha esses documentos dentro da prefeitura. Estou pedindo os laboratórios para entrarem com uma ação judicial, porque judicialmente eu posso pagar. A insulina análoga que conseguimos foi porque pedimos emprestada a prefeitura de Goiânia.

Fazemos a licitação, mas não aparece as empresas porque elas tem dinheiro a receber da prefeitura municipal de Catalão (gestão anterior).

A prefeitura investe cerca de R$ 700 mil reais por mês em medicamentos. A nossa Farmácia transcende em quase 100 itens a exigência da relação nacional de medicamentos.

You may also like

Leave a Comment