Início » Legalização do 13º salário para agentes públicos

Legalização do 13º salário para agentes públicos

por Pidim

Vereadores aprovam em 1ª votação a legalização do 13º 

Todos os agentes políticos foram beneficiados com a decisão do STF de conceder 13º salário, após uma ação que tramitava de uma Câmara Municipal do Sul do país, desde o início do ano. O Supremo considerou legal esse pagamento.  Assim as Câmaras municipais de todo o país colocaram em aprovação para legalizar esse posicionamento do STF. Em Goiás, de 246 cidades apenas 16 ainda não tinha feito a votação nas Câmaras. Catalão era uma dessas. Nessa sessão do dia 7 de novembro para tratar o assunto, todos os 16 vereadores presentes (faltou apenas o vereador Marcelo Mendonça – REDE -) foram favoráveis ao recebimento do 13º, “direito de todo trabalhador” justificaram. Veja os depoimentos:

 

 

“Sou a favor porque é uma decisão do Supremo Tribunal Federal…É Legal, é constitucional…Não é como da vez passada onde tivemos que devolver com juros e correção monetária. Eu estava lá…Quando era vereador em 1983 havia o décimo terceiro salário para os vereadores, anos depois cortaram”. – Vandeval Florisbelo (PMDB), vereador por seis mandatos.

 

 

“Não tem nada de imoral, porque eu sou um trabalhador. Hoje minha família cuida das minhas empresas porque eu deixei de trabalhar para mim. O trabalho do vereador não é somente sua participação na sessão semanal. Trabalhamos até no recesso de janeiro e fazendo um trabalho que nem está na constituição…Se todo trabalhador tem o 13º eu o sou e quero o meu… Não sou de criticar, mas por que não falar nesse mesmo programa de rádio que o deputado Gustavo Sebba tem 13º, 14º, 15º salário, tem vários auxílios, que tem os mesmos recessos que nós?”. – Helson Barbosa, Caçula (PMDB), quando emitia sua opinião sobre a votação do 13º salário para os vereadores e dava recado para dois repórteres de uma emissora de rádio que estavam no plenário e que em sua opinião estavam criticando os vereadores favoráveis ao projeto.

 

“Vocês nunca vão me ver em cima do muro. Político tem que ter coragem. Todos os 16 vereadores presentes aqui hoje são favoráveis ao 13º.  Para pagar o 13º salário não irá tirar dinheiro de lugar nenhum, já está no duodécimo que é repassado à Câmara. Fui vereador nunca recebi o 13º salário, fui vice-prefeito e nunca recebi o 13º salário, agora o STF pacificou o assunto. É direito…Enquanto o secretário do Jardel fazia farra com portaria, eu fui secretário lá oito meses. Vai lá no RH para ver se tem alguma portaria no meu nome. Fui a Goiânia 40 vezes, sem nenhuma portaria. Tiago é meu amigo. Você foi funcionário do Helder Valin e trabalhava na segurança da Assembleia, você recebeu o 13º e nem lá você ia. Ou você devolveu seu 13º?” – Rodrigão (SD)

 

“O projeto trata de um adequação legal…Eu tenho orgulho de ser político porque faço o que precisa ser feito… Há cinco meses que eu não consigo ficar um período no meu escritório, porque há muitas demandas e as pessoas nos procuram todos os dias e eu não reclamo…Quem foi vereador entre 1996 e 2000 tem que devolver R$ 300/400 mil, porque recebeu indevidamente. Engraçado é que tem gente criticando aqui que estava nesse bolo…Tem muita gente que nos corredores da Câmara é de um jeito e aqui dentro é de outro.” – Vereador Jair Humberto (PROS)

 

 

 

“Me informei sobre esse assunto. E uma das primeiras informações que obtive foi que o ex-prefeito de Catalão, meu amigo Jardel Sebba, que é um homem rico, entro na justiça para receber o 13º e fui me informais que todos os vereadores que foram da legislatura passada, perdendo ou ganhando a eleição, também entraram…Por unanimidade essa casa aprovou a verba de gabinete, até quem está posicionando contra agora votou a favor…Ou vota contra ou vota a favor. O que não é aceitável é que se votar contra e receber o salário como se nada tivesse acontecido. Isso já aconteceu nessa parlamento no passado. É hipocrisia, alguém jogando para a plateia.” – Vereador Souza Filho (PSD)

 

 

 

 

“Somos trabalhadores e estamos dentro das leis legais, Ganho meu dinheiro suado e meu voto é sim. É legal e mais do que merecido”. – Luís Pamonheiro (PRB)

 

 

 

 

 

 

 

 

“Voto favorável com a minha consciência limpa…Estou todos os dias aqui e nos bairros atendendo o povo” – Vereador Cleuber Vaz (PTC)

 

 

 

 

 

 

 

“Quando o STF foi a favor, eu não poderia ir contra…Vou doar meu 13º salário para a Adisgo” – Vereadora Rosângela (PSDB)

 

 

 

“Eu queria que alguém votasse contra, mas que não fizesse como no passado. A pessoa não é obrigada a pegar, devolve o 13º. Tem tanta entidade, tanta gente precisando. Se a pessoa é contra não deve receber. Pegue esse dinheiro e doe para uma entidade…É hipocrisia, bobagem. Um sêmen do boi do Jardel Sebba compra nós tudo aqui e ele entrou na justiça pra receber. Um bobo igual eu do Castelo Branco vou abrir  mão disso? Para com isso! De 246 municípios goianos somente 16 ainda não tinham arrumado essa adequação”. – Vereador Paulinho (DEM).

 

 

 

 

 

 

 

“Ele (Marcelo Mendonça) foi o único que posicionou na internet que votaria contra. Acho então que ele deveria dar seu 13º para uma entidade. Não tem nada de ilegalidade essa decisão do STF”. – Vereador Cláudio Lima (PSDB).

 

 

 

You may also like

Leave a Comment