Início » Entrevista

Entrevista

por Pidim

Fernando Netto, secretário Municipal de Saúde

 

“No meu ponto de vista já e alarmante…Temos que ser atuantes nessa luta senão vamos perder essa guerra”

Os números de 2019 deixaram assustados os profissionais de saúde devido ao aumento do mosquito Aedes Aegpty. Somente nos primeiros 45 dias os casos de Dengue já superaram todo o ano de 2018. O secretário de Saúde do Município, Dr. Fernando Netto está muito preocupado e pensou até em uma pulverização aérea com inseticidas. Ele espera autorização do MS, mas não está muito otimista que conseguirá o autorizo. Assim ele pede empenho da população nesse combate olhando seu local onde mora e alertando seus vizinhos. O problema é grave.

O problema maior é a Dengue?

A Dengue preocupa e todas as suas correlatas como a Chikungunya e a Zika. A Chikungunya tem invalidado para o trabalho pessoas principalmente os pacientes acima dos 45/50 anos de idade. As consequências são danosas.

Há muitos casos em Catalão?

Só nos primeiros 45 dias desse ano já temos mais casos do que em todo o ano passado. Isso nos remete a uma situação de extrema gravidade.

E o Fumacê não seria uma saída?

O Fumacê foi proibido. Os agricultores nos disponibilizaram os inseticidas e aviões para fazer uma cobertura completa em nossa cidade. Consultei Goiânia a reposta foi negativa e agora estamos tentando em Brasília se há essa possibilidade. Até eu não acredito que vamos conseguir, mas seria uma saída.

Temos inseticidas que atuam somente em pequenos insetos. Nem sei se tem criadouros de abelhas aqui na cidade. É o mesmo serviço que o Fumacê fazia só que com mais abrangência. Entre as abelhas e os seres humanos eu fico com as abelhas para sacrificar alguém. E também seria aplicado apenas no perímetro urbano.

Por que não?

Não sei a razão da negativa já que existem hoje inseticidas que são letais para o mosquito e que não fazem mal algum ao ser humano.

A saída seria somente essa?

Mesmo que consigamos isso é fundamental lembrar que o principal agente de combate ao mosquito da Dengue, é a população.

Como?

A população tem que fazer sua parte. Acho um absurdo as pessoas jogarem lixo em lotes vazios, ferro velho, calhas entupidas. A população tem que fazer essa verificação em 15 minutos por semana onde mora. A população não pode abaixar a guarda.

O que mais preocupa?

Esperamos que não venha uma epidemia de uma espécie de vírus que ainda não ocorreu porque aí a letalidade poder ser muito maior.

Não faltam agente de Saúde?

Estamos com pouco mais de 30% de cobertura na cidade.

Por que então não se contrata?

Já fui a Brasília no outro governo, já voltei nesse governo na tentativa de buscar uma solução pra isso. A resposta que tive foi uma negativa contundente. São agentes contratados através de processo seletivo ou concurso público e que recebem salários vindo do governo federal. Não temos autorização por parte do governo federal. O governo tem hoje no país 245 mil agentes e a necessidade seria de 450 mil para que haja uma cobertura minimamente favorável.

Qual os dados registrados até o momento?

Nos primeiros 45 dias de 2019 tivemos 231 casos notificados, sendo que 67 estão positivados do ponto de vista sorológico. 103 foram negativados. Outros casos estão aguardando resultado.

Esses números refletem a realidade?

Os números podem estar subavaliados pois existem médicos que ainda insistem em não fazer a comunicação que é compulsória. Se tiver diante de um caso suspeito ele tem por obrigação em comunicar o núcleo de vigilância epidemiológica, sob pena de crime de responsabilidade. Apesar da vigilância e pedidos alguns ainda insistem em não fazer a comunicação.

Qual o tipo de Dengue que temos aqui?

O que dá uma certa tranquilidade e que não tivemos nenhuma caso de Dengue Hemorrágica. Mas a gente não sabe o que pode acontecer. As autoridades epidemiológicas estão morrendo de medo de uma Dengue tipo 2, quer ainda não ocorreu no país. Pelo que dizem as autoridades especialistas ela é muito virulenta. Não podemos pagar o preço para ver. O que temos é o tipo 1 tipo 4.

Qual o Bairro que temos mais infestação?

Todos. Os maiores são os mais comentados, mas o problema está em toda a cidade.

 

 

 

 

 

 

You may also like

Leave a Comment