Início » Em sábado comemorativo, várias ações são realizadas para a comunidade no distrito de Pires Belo

Em sábado comemorativo, várias ações são realizadas para a comunidade no distrito de Pires Belo

por Pidim

O último sábado (23) foi diferente e com várias atividades gratuitas voltadas para todos os moradores do Distrito de Pires Belo. Em comemoração aos 79 anos da comunidade, a Prefeitura de Catalão através da secretaria de Saúde, secretaria municipal de Esportes e a Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, levaram alegria, entretenimento e ações de utilidade pública visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos.

 

Desde as 8 horas da manhã várias equipes se dividiam no atendimento à população. Dentro da Unidade Básica de Saúde José Rodrigues da Cruz duas médicas fizeram um mutirão de atendimentos. Consultas foram realizadas ao longo de todo o dia sem necessidade de agendamento. Bastava chegar na unidade para ser atendido e não houve fila de espera. Além de uma médica clínica geral, uma ginecologista fazia a coleta de exame preventivo e avaliação completa da saúde da mulher.

 

Concomitantemente, na área externa da Unidade Básica eram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre suplementação de Vitamina A, triagem de dependentes de nicotina para encaminhamento e tratamento especializado e tinha até distribuição de preservativos (masculino e feminino). Também foram realizadas oficinas de artesanato além de desenho e pintura infantil. A criançada também se divertiu no trenzinho da alegria que andou por todo o distrito.

No período da tarde, professores da Secretaria de Esportes mostraram que o cuidado com a saúde caminha lado a lado com a saúde do corpo. E dessa forma, atividades físicas com aulões de dança e outros mais foram realizados.

A dona de casa Marilaine Martins Arruda, moradora de Pires Belo, acordou cedo e com o filho foi aproveitar. Enquanto o garoto brincava, participava das oficinas e se divertia, ela passou pela consulta médica, fez todos os exames e colocou os cuidados com a saúde em dia. “Maravilhoso isso aqui. Uma oportunidade muito boa da gente fazer um check up médico e até pras nossas crianças brincarem. Tudo muito diferente, muito movimento pra nossa comunidade e torcemos para acontecer mais vezes”, destacou Marilaine Martins.

 

De acordo com o Prefeito Adib Elias, essa iniciativa foi pensada justamente na população e o resultado, com participação maciça da comunidade serviu para incentivar outros mutirões. “Pires Belo merece toda nossa atenção. Ficamos muito felizes de ver as pessoas participando e mais do que isso, em ver alegria estampada no rosto de cada cidadão, de cada criança. Sabemos que Pires Belo tem uma importância muito grande na história de Catalão, por tudo que produz e representa. De forma que parabenizamos o distrito pelos seus 79 anos e desejamos a essa comunidade que continue crescendo e se destacando, aproveitando cada nova oportunidade e contando sempre com o apoio do poder público municipal”, destacou Adib Elias.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

Pires Belo

O distrito de Pires Belo, um dos distritos do Município de Catalão (GO), localiza-se a 36 km desse município. Sua economia baseia-se na agricultura e agropecuária familiar, principalmente com plantio de soja, milho e tomate, além da exploração Pedreira de afloramento granito tipo Ipameri. A população do distrito, segundo dados do IBGE é de 1.500 habitantes.

O distrito de Pires Belo surgiu como povoado em meados de 1940 com a construção de um rancho ao lado de uma estrada chamada “Estrada do Couro”, atual Rodovia Federal BR-050. Segundo os moradores mais antigos da Vila, logo no início do povoamento foi doado um terreno por um fazendeiro da região, o senhor Gervásio Mariano de Mesquita, para a construção de uma igreja, atual Igreja de São Sebastião localizada às margens da BR-050, fator importante para a formação do povoado. Além da Igreja Católica, foi doado um terreno para construção do grupo escolar para atender aos filhos dos moradores.

A localização do povoamento, ao lado de uma Rodovia Federal facilitou seu desenvolvimento como ponto de comércio, fato que levou a ser conhecido durante vários anos, como o povoado ‘Vendas’. Este representou o ponto de abastecimento de fazendeiros da região com produtos de primeira necessidade que não eram produzidos nas fazendas, além de ponto de encontro, principalmente por motivos religiosos. O povoado de Pires Belo elevou-se a distrito de Catalão em 26 de fevereiro de 1997, conforme estabelecido pela Lei Municipal Nº 1.594/1997.

Fonte SECOM – Prefeitura de Catalão

 

 

You may also like

Leave a Comment