Início » O que o povo quer: um Bonzinho ou um Administrador?

O que o povo quer: um Bonzinho ou um Administrador?

por Pidim

 

O administrador tem seu sucesso estruturado em duas pilastras: disponibilidade de recursos e muito trabalho. Recursos se consegue enxugando a máquina, evitando gastos supérfluos, fechando a torneira para desperdícios e principalmente indo à caça de emendas parlamentares e de recursos do Estado ou da União. Trabalho está intimamente ligado a sua capacidade de gerir, de saber dizer não, de direcionar corretamente a sua conduta gerencial. Não é fácil e muitos que exerceram seus mandatos não conseguiram. Tem-se exemplos recentes de fracassos no Estado e Município.

Quem administra nessa correta linha empresarial, no poder público, é reconhecido. Mas isso seria o bastante para ser o pêndulo da balança quando seu nome está em uma nova escolha eleitoral? Nem sempre e a história já pregou peças desastrosas. Depois o povo sofreu e se arrependeu.

A população muitas vezes cobra ainda do gestor, o que na verdade pouco representa em sua função gerencial para resultados de benefícios ao povo, simpatia, cordialidade, fidelidade. Além disso, o lado político precisa de mais um: carisma/empatia. É apenas um detalhe no contexto, mas que significa os olhos verdes num belo exemplar e que numa disputa pode influenciar muito a decisão de um eleitorado que ilusoriamente/irresponsavelmente pende seu coração para o bonzinho, o paizão em detrimento de um bom gestor, de um administrador de resultados sólidos.

Do lado técnico é inegável ver a mudança administrativa nos últimos dois anos em Catalão. Além da recuperação/reconstrução da infraestrutura municipal (escolas, creches, estradas, asfalto, iluminação, restaurante popular, clube da terceira idade, compra de dezenas de máquinas e veículos novos, etc), pagamentos de dívidas herdadas, novos investimentos foram alocados e outros ainda serão entregues. Cita-se como mais expressivos a canalização de mais 500metros do Pirapitinga, a nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – , a Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Centro de Castração. Outras obras a iniciar brevemente, como o Arco Viário, mais 500 novas residências no Evelina Nour, Centro de Tratamento de Dependentes Químicos, Rede nova de Esgoto em muitos bairros, novas etapas de Asfaltamento, novo CCPA no Pontal Norte, Represa do Green Park, etc.

O caminho do prefeito para uma reeleição em termos de obras/ações/investimentos, que ele deseja, está bem pavimentado. Resta agora trabalhar mais incisivamente as Ações Sociais e sobretudo o marketing do afago, da valorização de seus companheiros, reagrupar os velhos amigos e assim afastar qualquer surpresa boazinha de sorrisos e promessas ilusórias, que certamente virão à época pelos bonzinhos. À conferir.

You may also like

Leave a Comment