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Catalão poderá ter sua terceira montadora de automóveis

por Pidim

 

A Geely está cogitando retornar ao mercado brasileiro. Desta vez, a empresa seria representada pelo grupo HPE, responsável pelas marcas Mitsubishi e Suzuki no país. A escolha não seria por acaso, já que a Geely poderia aproveitar as instalações da HPE em Catalão (GO) para eventual produção local de veículos.

Os planos agora são mais ambiciosos e estão sob sigilo. Por ora, sabe-se apenas que um acordo pode ser anunciado em breve. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da HPE Automotores do Brasil disse não ter “nenhuma declaração a fazer com relação a outras marcas de veículos”, ressaltando que “representa hoje a Mitsubishi Motors e a Suzuki Motor – Autos no Brasil, marcas nas quais tem investido intensamente e realizado lançamentos”.

A primeira passagem da Geely pelo Brasil não deixou saudades. A marca chinesa esteve no mercado nacional pelas mãos do Grupo Gandini (mesmo importador da Kia) entre os anos de 2014 e 2016. Durante o período a Geely vendeu os modelos EC7 e GC2, mas pouco mais de 1.200 carros foram emplacados nos dois anos de atuação no país. O problema é que logo os chineses pressionaram para aumentar os preços (o GC2 partia de R$ 29.990 e o EC7 começava em R$ 49.990), o que tornaria-os ainda menos competitivos no mercado brasileiro.

Gigante chinesa, a Geely é uma das maiores fabricantes de automóveis da China. Fundada em 1986, a empresa foi a primeira montadora com capital privado chinês e é dona de marcas de prestígio como Volvo e Lotus, além de Proton (maior fabricante de carros da Malásia), London EV Company (responsável pelos famosos táxis pretos de Londres) e Lynk & Co., cujos carros elétricos compartilham tecnologias com a Volvo. Além disso, a Geely possui 8,2% das ações da AB Volvo (que possui as marcas Volvo Caminhões, Mack e Renault Trucks) e é a maior acionista da Daimler AG desde o começo de 2018. A empresa do bilionário chinês Li Shufu hoje possui 9,69% das ações da fabricante alemã, que controla a Mercedes-Benz.

 

Com inf. de Fernando Calmon-UOL

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