Início » 116 anos: Dona Rosa é uma das pessoas mais velhas do Mundo 

116 anos: Dona Rosa é uma das pessoas mais velhas do Mundo 

por Pidim

 

Dona Rosa com sua sobrinha Aurora e as sobrinhas/netas Eliane e Célia

 

A mulher mais velha do mundo, até setembro desse ano, era a Jamaicana Violet Brown que tinha 117 anos e conviveu com seu filho até seu fim e que tem 96 anos. Ela gostava de comer peixe, carneiro e pé de vaca. Perguntado por que uma vida tão longa ela respondeu porque seguiu sempre os 10 mandamentos.

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que atingiu os 122 anos (morreu em 1997).

Hoje a pessoa mais velha do mundo é a Japonesa é Nabi Tajima que nasceu dia 4 de agosto de 1900. Está com 117 anos e 130 dias e colocada entre as SETE pessoas que mais viveu em toda a história.

A longevidade é uma busca do ser humano e a cada década vem aumentando o seu tempo pelo avanço da medicina e pela prática de vida mais saudável. Hoje, em média, os homens vivem cerca de 76 anos e as mulheres 78, mas há exceções surpreendentes. Estima-se que haja no Japão, país considerado com maior número de pessoas centenárias, mais de 100 mil idosos acima dos 100 anos.

A catalana Rosa Miranda Rodrigues nasceu em 2 de janeiro de 1902 é uma das mulheres mais velhas do mundo. Ela completa 116 anos.

Rosa teve apenas um filho, já falecido. Morou por 65 anos em fazendas, trabalhando no campo e somente veio para a cidade para morar com sua sobrinha Aurora Borges Ribeiro, após a morte de sua Tia Clarinda Constância (mãe de Aurora). Já faz 50 anos que ela está em Catalão.

Ela ajudou a criar os 10 sobrinhos, quando morou com sua tia, mãe de Aurora. Rosa teve três irmãos, todos já falecidos. Hoje a história mudou. Ela que cuidou de 10 sobrinhos recebe há 50 anos os cuidados e mora com Aurora, de quem ajudou a criar quando pequena e desde então é tratada com muita atenção e carinho por toda a família com a paciência e o amor que ela fez por merecer.

Dona Aurora, sua sobrinha, diz que ela é muito lúcida e alegre e sempre gostou de música sertaneja e dançante. “Ela come de tudo, mas a gente evita apenas carne de porco para não lhe dar azia”, diz Aurora.

É muito religiosa, mas nunca foi frequentadora de igreja. Reza muito e sempre fez benzição nas pessoas que a procuram até hoje. “Ela gosta de cantar Ave Maria e tem noite que ela reza por muitas horas”, disse Aurora.

Segundo sua sobrinha ela sempre foi muito amável e simpática. Ia visitar as pessoas e pelo caminho recolhia flores para levar de presente. Maneira simpática de expressar seu amor com a pessoa visitada. Chegando lá não dava conta de ficar quieta e acabava ajudando no trabalho de casa. Sempre foi muito dinâmica.

Quando veio para Catalão ela trabalhou como Babá, Faxineira, etc, porque queria ficar ativa e não dava conta de ficar sem fazer algo.

Há pouco tempo ela foi atravessar uma rua em Catalão, esbarrou em um carro e teve traumatismo craniano. Foi para Goiânia e saiu da internação lúcida, sem problema algum. Não teve sequela alguma. Continua precisa na mente, embora as lembranças mais recentes ela costuma esquecer, já as mais antigas estão bem definidas em sua cabeça.

Dona Rosa é muito independente e mesmo perto de completar 116 anos toma seu banho, caminha e alimenta sozinha.

O seu sorriso sempre à mostra com todos mostra que mesmo com a vida dura do campo e de ter participado com lucidez das perdas de seus pais, irmãos, filho e outros familiares não lhe retirou a candura e a simpatia de quem realmente viveu muitos anos em paz de espírito, de bem com a vida.

Feliz aniversário Dona Rosa !!!

You may also like

Leave a Comment