Início » Parte da Avenida Raulina Fonseca Paschoal está interditada

Parte da Avenida Raulina Fonseca Paschoal está interditada

por Pidim

 

Chuva forte causa muitos estragos em Catalão 

Uma tromba d’água na noite do dia 28 de janeiro, terça-feira, provocou vários estragos em muitos locais e residências da cidade. A população ficou assustada e muitos consideram que foi a maior precipitação (desde quando há dados de medição), em um prazo de cerca de 4 horas, na história da cidade. Foi assustador!

O que os catalanos viram nos últimos dias pelos noticiários, em centenas de cidades do país, aconteceu também aqui em Catalão, felizmente sem vítimas por morte e menos danos materiais do que em outras localidades. Mesmo assim foi e é muito preocupante.

Os estragos foram gerais por toda a cidade. Parte da mureta da Avenida Raulina Fonseca Paschoal caiu, diversas árvores foram derrubadas, muros de residências foram ao chão, represas transbordaram (a de um condomínio fechado e de duas chácaras, acima da represa do Condomínio Porto Belo, que suportou, se romperam), em muitos locais o asfalto e as tampas dos bueiros foram arrancados. Residências e comércios na parte baixa da cidade tiveram a invasão das águas dentro de suas propriedades. Praticamente raro quem não teve um problema devido a essa chuva forte em sua propriedade.

Não se sabe ainda o correto quantos mm de água caíram durante essa chuva forte. Há uma informação de um assinante do Jornal O Catalão de que seu pluviômetro, na Vila Margon, transbordou e que esse marca até 120 mm. Segundo o Portal Catalão foram 159 mm e o departamento da UFCAT -Instituto Nacional de Meteorologia –   foi de 146mm. A maior chuva registrada na cidade foi no início dos anos 1970 quando choveu 130 mm. Somente nesses dias de janeiro choveu mais de 540mm, 70% acima da média.

O secretário de Obras do município, Dr. Leonardo Martins, na madrugada de quarta-feira, já estava com sua equipe trabalhando na reconstrução/retirada de entulhos e aconselhou as pessoas a não passarem pela Avenida Raulina Paschoal, assim como também aconselhou o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, já que foi a mais afetada com as chuvas, até um melhor levantamento dos danos efetivados e suas possíveis consequências. A sua equipe e outras da prefeitura estão trabalhando desde a madrugada para sanar os estragos e a consequente recuperação do que foi danificado. Ruas foram interditadas para maior segurança até um levantamento mais preciso. Preocupa ainda as condições das diversas represas existentes na parte urbana, que podem ter sido afetadas pela chuva torrencial.

A Defesa Civil da cidade fechou a circulação de veículos, funcionamento de comércio, escolas, na Avenida Raulina Paschoal do Clube do Povo até ao Posto do Manga (Santo Pane), até que se avalie melhor a segurança da represa do Clube do Povo. A circulação Norte/Sul é feita fora dessa área de segurança.

You may also like

Leave a Comment