Início » Novo Coronavírus, como enfrentar? 

Novo Coronavírus, como enfrentar? 

por Pidim

 

Prefeitura toma medidas necessárias, com mudanças nas rotinas

Numa medida proativa a prefeitura de Catalão, com orientações do Ministério da Saúde, através de suas secretarias/departamentos determinou o fechamento das Escolas e Creches, Restaurante Popular, atividades da Secretaria de Esportes que envolvem cerca de três mil pessoas, Clube da Terceira Idade e outras. A razão é para evitar qualquer tipo de aglomeração que possa difundir o vírus.

Além disso, o prefeito Adib Elias depois de uma reunião com o grupo que gerencia a situação determinou algumas ações preventivas, como solicitar todos os médicos da UFCAT para atendimento, suspender as férias e licenças da secretaria de Saúde, dispensar ou trabalhar em casa aqueles com mais de 70 anos, criar posto de atenção para problemas respiratórios, mudar a rotinas da UBS priorizando os atendimentos respiratórios, solicitar suporte da PM na UPA nesse período, suspender transporte de pacientes em vans, e solicitar a desinfecção contínua do Transporte Coletivo e outras. Essas medidas tiveram sucesso na diminuição da disseminação em outros países.

Todos os governantes do país estão em um único objetivo de tomar precauções a fim de que o Brasil não se torne o novo epicentro da pandemia.

A única classe que não pode recuar é a dos profissionais da área de saúde, que permanecerão com os hospitais abertos, em contato com os doentes, tratando-os.

Em Catalão há três casos suspeitos, ainda não confirmados. Para os especialistas o número deverá crescer nas próximas duas semanas, razão das medidas preventivas adotadas. “A situação é gravíssima e não podemos negligenciar”, disse Dr. João Sebba durante a reunião.

Esse comunicado foi realizado na segunda-feira, dia 16 de março, embora já viesse adotando práticas preventivas em diversos locais. Para o Secretário de Saúde, Velomar Rios, essas medidas podem ser modificadas à medida do desenvolvimento da doença, mas as atitudes serão tomadas com sensatez.

Somente dois médicos farão contatos com a imprensa para evitar divulgações de notícias incorretas: Dr. Roberto Antônio Marot e Dr. Franco Nero (infectologista).

O Governo Federal deverá injetar cerca de 150 bilhões de reais para reduzir os impactos do Corona, atendendo fundamentalmente as pessoas mais vulneráveis.

A grande preocupação no país será com o atendimento na Saúde caso o número cresça exageradamente. Hoje existem cerca de 360 mil leitos de UTI pelo SUS e mais cerca de 110 mil da rede privada. Cerca de 90% dos 360 mil leitos das UTIs são ocupadas pelo SUS.

No Brasil, até segunda-feira à noite, tinha 290 casos confirmados e cerca de 2 mil casos em suspeição. Em Catalão havia três casos suspeitos, ainda não confirmados. O ápice da doença, na opinião dos especialistas, se dará em abril, quando então se poderá dimensionar mais a situação do problema. Na verdade todos têm que fazer sua parte, seguindo as recomendações preventivas que são transmitidas pelos diversos administradores da Saúde, sobre o problema. Certamente novas orientações virão com o andamento do processo evolutivo da doença e a expectativa é que possa durar cerca de quatro meses.

A situação é preocupante e muito séria.

 

You may also like

Leave a Comment