Início » Haley Margon Vaz: Semeador do Futuro, atuante no Presente 

Haley Margon Vaz: Semeador do Futuro, atuante no Presente 

por Pidim

 

Na noite de sexta-feira, 4 de maio, aconteceu no Hotel De Ville o lançamento do livro   “ Haley Margon Vaz: Um Semeador do Futuro”, de autoria do professor e escritor Luís Estevam.O livro trata praticamente de um século na história econômica, política e social de Catalão. Revisita iniciativas empresariais do imigrante europeu João Margon, no começo do século passado, e termina relatando as iniciativas atuais de Haley Margon em prol da comunidade catalana. Aborda as raízes da formação da família Margon em Catalão e as representações políticas do vereador, do prefeito e dos cargos posteriores que Haley Margon assumiu em nome da comunidade”, disse Luís Estevam ao blogueiro Badiinho recentemente.

Centenas de personalidades da sociedade, amigos, estiveram presenciando esse lançamento de um relato histórico de uma das pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Por cerca de três horas ininterruptas, Haley e Luís estiveram autografando os livros. Prefeito e vice-prefeito, Adib Elias e João Sebba, presidente da Câmara Municipal Deusmar Barbosa, ex-deputado Arédio Teixeira Duarte, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz, representantes do Instituto João Margon Vaz, escritores, professores, entre tantas outras autoridades, estiveram no local prestigiando esse grande homem, sua história, seu legado.

Haley como político e sobretudo como catalano deu durante sua existência demonstrativo de amor à terra natal, de amor à população catalana. Benemérito da UFG são inúmeras as parcerias/doações realizadas àquela instituição de ensino, auxiliando significativamente na consolidação da UFCAT e agora com o curso de Medicina, onde o terreno onde está sendo instalada a sua estrutura é uma doação particular dele em uma área de 50 mil metros quadrados.

Aos 88 anos continua com um vigor invejável, cheio de ideias/projetos, sempre pensando em deixar algo de valor real aos jovens, aos catalanos. O Instituto João Margon Vaz que dá aulas complementares e de maior conteúdo/conhecimento, em Matemática e Robótica para jovens que são destaques em escolas públicas (em torno de 40 alunos) e que funciona em duas salas na UFG, brevemente terá sua sede própria, em um projeto arrojado, que tem a supervisão da logística através de sua filha, Letícia Gomide Margon. Recentemente numa parceria com a prefeitura foi doada uma área de cerca de três mil metros quadrados para fazer a sede do Instituto que deverá ter estrutura mais significativa para estender os benefícios para mais estudantes dos estudos em Matemática e Robótica, segmentos que Haley acredita que definirão os rumos do futuro.

88 anos, mas com Haley não se sabe mais ainda o que virá…

You may also like

Leave a Comment