Início » Obra que ampliará capacidade de fornecimento de água em Catalão pela SAE foi lançada nesta segunda (20)

Obra que ampliará capacidade de fornecimento de água em Catalão pela SAE foi lançada nesta segunda (20)

por Pidim
Obra que ampliará capacidade de fornecimento de água em Catalão pela SAE foi lançada nesta segunda (20)

A ampliação vai permitir a reservação de água por até 12 horas em uma eventual interrupção na captação ocasionada pela falta de energia elétrica.


A solenidade de lançamento da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), na noite desta segunda-feira (20), contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores municipais e representantes da comunidade.

 “Estamos fazendo um investimento entorno de R$ 27 milhões para aumentar nossa capacidade de fornecimento de água tratada à população. Isto significa que vamos conseguir tratar um maior volume de água e recompor o fornecimento mais rapidamente em caso de eventualidades como estas que estamos passando por causa das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica”, disse o superintendente da SAE, Rodrigo Margon.

Em busca de soluções

“Com os frequentes cortes de energia que causaram a falta de água em vários bairros de Catalão, acionamos então os diretores da Equatorial que estão trabalhando para sanar a deficiência no fornecimento de energia elétrica. Os diretores da Equatorial afirmaram que, em 15 dias, será apresentado um projeto para a construção de uma nova rede de alta tensão, exclusiva para o fornecimento de energia no setor de captação da SAE”, disse o prefeito Adib Elias no lançamento da ampliação.

Projeto teve início em 2022

“Não é de agora que estamos trabalhando nesse projeto de ampliação da ETA. Há mais de um ano, demos início a esse projeto, mas sofremos um atraso de um ano por causa de uma empresa fornecedora que havia se comprometido e não conseguiu entregar os equipamentos a tempo”, disse o secretário de Administração, Nelson Fayad.

Geradores

A viabilidade operacional de geradores de energia elétrica nos setores de captação e bombeamento de água está sendo analisada por técnicos especialistas da área. “Se funcionar, nós vamos investir nos geradores! Estamos procurando soluções dia e noite para que a população não enfrente a escassez de água em determinados bairros, mesmo sendo um problema que não é da nossa alçada, e sim, da companhia energética”, lembrou Nelson Fayad, secretário de Administração do município.

300 litros por segundo

Com a conclusão da obra, prevista para março do ano que vem, a ETA passará a contar com um novo reservatório de 2 milhões de litros que se somará aos reservatórios atuais. Uma vez em funcionamento, a vazão da capacidade de tratamento será acrescida em mais de 100 litros por segundo, perfazendo uma entrega à rede de cerca de 300 litros por segundo.

Catalão, cidade que Sonha e Faz

SECOM | Prefeitura de Catalão

You may also like

Leave a Comment