Início » UM POUCO DO LEGADO DOS MARQUES/ARRUDAS POR GEOVAN SANTOS

UM POUCO DO LEGADO DOS MARQUES/ARRUDAS POR GEOVAN SANTOS

por Pidim

A chegada dos Marques na região é marcada antes mesmo da emancipação da cidade de Catalão (GO). A família é conhecida como uma das mais antigas do município onde primordialmente se instalaram na fazenda Custódia, a mesma é conhecida como Marques Brandão e certamente oriunda de Portugal, sendo certo que ao chegarem na costa brasileira integrando o processo de colonização a família resolveu por intermédio da influência épica da busca por minérios encararam o desafio de entrarem mata adentro, processo pelo qual se fez necessário para expansão territorial do país.

Chegando aqui por volta de 1850 o primeiro casal com os dois filhos Manoel Marques Brandão e João Brandão se fixaram nas proximidades da fazenda Custódia onde ambos os filhos constituíram famílias. O primeiro se casou com Maria Madalena Da Silva e o Segundo com Maria Rosa Borges a geração fruto das duas uniões formaram 20 descendentes que hoje na atualidade é composta por mais de 2.000 pessoas que se espalharam por todo o estado e território brasileiro, em alguns casos há descendentes que hoje residem fora do país.

Na imagem abaixo registrada em 1953 podemos destacar uma das filhas de Manoel Marques Brandão sendo ela a matriarca (Rosa Marques Da Silva) das gerações representadas na foto, ao lado da matriarca está sua filha Maria Correia Marques (Miligída) e posteriormente ao lado da filha o genro Horácio Fidélis Do Nascimento, atrás os dois filhos do casal sendo da esquerda para direita João Fidélis e José Neto Marques (Zico Do Horácio), seguindo ao lado de Zico a sua esposa e prima de segundo grau Maria Floriana Marques, as crianças da esquerda para direita são, Aparecida Marques de Amorim, Dulcinéia Fidélis, Diva Fidélis Marques De Moura, o Menino Jesus Fidélis Marques, e nos braços da mãe o pequeno Ademir Fidélis Marques.

 

 Nesta outra podemos destacar uma das irmãs de Rosa Marques Da Silva, sendo ela Maria Marques da Silva com o esposo José Antônio Correia e ao centro o Filho Sebastião Correia Marques que no caso bisavô do autor deste.

 

 

Nesta podemos destacar meu bisavô Sebastião Correia Marques conhecido na região como (Tião Zezé) foto registrada em 1937 sendo o mesmo um militar do exército de Ribeirão Preto, não sabemos ao certo mas acreditasse que o mesmo  pode ter atuado indiretamente ou diretamente na segunda guerra mundial.

 

Outro grande registro ocorrido na Lapa em 1944 o casamento dos primos Geraldo Ernesto Marques e Divina Marques Da Costa ambos descendentes de Manoel Marques Brandão e Maria Madalena Da Silva.

 

Na atualidade o cenário é diverso, boa parte da família se encontra no campo conservando nossa história, e a cultura do campesinato brasileiro, e outra se desmembra em comerciantes, Médicos, Dentistas, cantores, todos profissionais realizados.

     Na imagem abaixo a cantora ´´Liz Maia´´ grande sucesso da musica sertaneja na atualidade. A cantora é pertencente a esta grande família, sendo a mesma bisneta de José de Elizeu Marques que é neto do já mencionado Manoel Marques Brandão, por estas palavras podemos perceber quantas gerações esta família formou ao longo da construção do município, sendo sem dúvida uma das famílias que contribuíram e continua contribuindo na construção desta cidade.

E uma história tão linda não poderia se resumir apenas em palavras, foi aí que decidimos então através das redes sociais reunirmos todas as gerações da família em um evento que nos possibilitasse resgatar a nossa história, e reaproximarmos as gerações existentes.

O evento ocorreu no ultimo sábado 10/11 no salão do Folclore e contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas.

 Hoje eu me sinto realizado por ter tido o privilégio de ter conduzido este grande evento, onde reunirmos Marques oriundos da Custódia que hoje residem em diversas cidades do estado, do DF, e de outros estados como Minas Gerais, foram visíveis no olhar e sorriso das pessoas principalmente dos mais experientes a sensação nostálgica de um passado registrado neste lugar, e aos mais novos percebemos a alegria, satisfação e um olhar curioso em descobrir os grais de parentescos com os demais.

Finalizo com o registro de minha imagem em meio de meus avós que tanto amo e tenho orgulho de dizer que os dois são Marques da Custódia, da esquerda para direita, Eleni Pedro Marques, Geovan Santos, e Divonildes Correia Marques.

 

Autor  GEOVAN SANTOS

 

You may also like

Leave a Comment