Início » Entrevista com Dr. Fernando Netto

Entrevista com Dr. Fernando Netto

por Pidim

 

Como está sendo feita essa campanha contra o mosquito da Dengue?

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversos órgãos como o Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Saúde e outros efetivou ação de combate a Dengue antes do período chuvoso, semana passada. Mesmo com esse “arrastão” milhares de casas não puderam ser vistoriadas pelos agentes porque estavam fechadas. Isso gera preocupação. Há necessidade de cada morador fazer seu papel nessa guerra contra a Dengue.

 

Essa campanha finalizou?

Não. A Saúde não para. Estamos buscando solução para um problema que pode ser muito grave. Foram detectados centenas de focos de mosquito. É necessário que a população faça o autocontrole.

 

Quando haverá outra campanha como essa?

Em novembro vamos repetir a operação e deveremos contar com os novos funcionários contratados pela secretaria de Saúde. Serão 119 novos agentes nesse trabalho de prevenção. Se vier a Dengue tipo 2 teremos uma marca triste para contar para as futuras gerações.

 

O que a população deve saber?

É fundamental que não apague essa chama de combate aos focos contra o Mosquito. As pessoas não podem se descuidar. Com a seca muitas pessoas armazenaram água em casa e isso facilita a proliferação. É necessário ficar atento.

 

Por que a Santa Casa não está realizando Mamografias?

Não temos nada a ver com o aparelho da Santa Casa. O vínculo que temos com a Santa Casa de Catalão refere-se aos serviços contratado no Pronto Socorro.

 

E como fazer então pela Secretaria Municipal de Saúde esse exame importante?

No máximo em 15 dias (12 de outubro) estaremos com o serviço de Mamografia contratado com a clínica do Dr. Rodrigo Lobato, com 30 a 40 mamografias por dia, até que o Mamógrafo da Prefeitura, que está em uma caixa, nunca utilizado, esteja em funcionamento. Logo isso será resolvido, em no máximo duas semanas com esse contrato.

 

Por que ainda não funciona o Mamógrafo da Prefeitura?

Estamos aguardando a estrutura da sala e montagem do Aparelho de Mamografia da Prefeitura, por técnicos, para esse aparelho que nunca foi usado possa servir a população.

 

Por que parou a Cirurgia de Catarata?

A interrupção ocorreu porque os anestesistas ficaram impedidos de realizar esse serviço com a suspensão do contrato do governo do Estado com a Cooperativa dos Anestesistas. O contrato foi unilateralmente rompido. Os anestesistas que recebem um repasse do Governo do Estado não recebem desde agosto de 2016.

 

Qual a saída para esse problema?

Mesmo sem receberem o repasse do governo Estadual, conversando com os anestesistas da cidade na Secretaria Municipal de Saúdem foi acordado que o prefeito Adib Elias assumiria essa responsabilidade pelos serviços dos anestesistas em cirurgias eletivas, retornando assim esse serviço tão importante.

 

Tem ainda vacina HPV para os meninos?

A campanha ainda está em curso e algumas escolas ainda não foram visitadas. Já vacinadas cerca de 1000 crianças. Ainda tem vacinas disponíveis.

 

E os profissionais de Saúde aprovadas no credenciamento, quando serão convocados?

 

A partir da semana que vem.

You may also like

Leave a Comment