Início » HISTÓRIA DE OUVIDOR – TERRA DA CATUABA

HISTÓRIA DE OUVIDOR – TERRA DA CATUABA

por Pidim

Centro de Ouvidor antigo

A Academia Catalana de Letras relembra, mais uma vez, que o primeiro nome de Ouvidor foi Catuaba. Os moradores antigos de Catalão costumavam colher a planta, naquela localidade,  para fazer misturas e infusões, na ânsia de conservar a virilidade.

Ouvidor é uma cidade nova, a filha mais próxima de Catalão, tão próxima que logo irá se confundir com os nossos bairros mais distantes.

Antigamente, antes de existir a estrada de ferro da Rede Mineira de Viação, que fazia o percurso até Belo Horizonte (Catalão- Ouvidor – Três Ranchos – Patrocínio – Divinópolis), praticamente não existia nada naquele planalto onde hoje está Ouvidor. Tinha apenas um vasto cerrado, coberto pela variedade de uma planta chamada Catuaba.

Catuaba

Por isso, o primeiro nome de Ouvidor foi Catuaba. Antes de existir a cidade, o local era quase todo ocupado por essa planta nativa. Tanto que, quando surgiram os primeiros moradores,  o arraial  passou a ser conhecido por Catuaba, uma planta medicinal, afrodisíaca, usada em bebidas, infusões e engarrafada, com vinho ou cachaça, pelos antigos coronéis e moradores de nossa região.

Os mais velhos diziam que a catuaba conservava a virilidade sexual até o fim da vida.

Quando teve início a exploração do terreno para assentamento dos trilhos da estrada de ferro, no leito entre Catalão e o rio Paranaíba, o povoado de Catuaba ganhou uma estação ferroviária. Mas, os moradores não quiseram o nome de Catuaba escrito na estação. O próprio Major Irineu Francisco do Nascimento Pereira, dono da fazenda onde foi construída a estação, preferia outro nome. Quem sabe, considerava Catuaba um nome pejorativo ou inadequado. Por isso, a chefia da Rede Ferroviária optou pelo nome de um pequeno rio próximo que, nos mapas antigos do século do ouro, havia sido batizado de Ribeirão do Ouvidor. Como resultado, o Ouvidor do ribeirão virou estação ferroviária e, de estação acabou virando cidade.

Foram esquecendo do nome Catuaba. Ou não,  porque até hoje existem muitos vestígios de catuaba no planalto próximo ao ribeirão. Sinal de virilidade, ou melhor, de vitalidade da planta.

Os pioneiros de Ouvidor deixaram muitos descendentes. Lá residem as familias do Major Irineu Pereira, do Querubino Ribeiro, do Eliseu da Silva, do José Ramos, do Antonio Torquato, do Vigilato Evangelista Ferreira, do Francisco de Assis, do Homero Pereira de Assis e do João Galdino Pereira.

A cidade irá completar 67 anos de emancipação política em outubro do corrente. Com as explorações de nióbio e fosfato no município, Ouvidor alcançou um privilegiado patamar em termos de renda per capita. Hoje, com uma população em torno de sete mil habitantes, é uma das cidades mais bem servidas pelo poder público municipal no país.  (Luís Estevam)

 

 

You may also like

Leave a Comment