Início » Estamos preparando nossos descendentes para cuidar do Planeta?

Estamos preparando nossos descendentes para cuidar do Planeta?

por Pidim

 

Dia 5 de junho é Dia do Meio Ambiente. Vamos comemorar o quê? Antes da pergunta do título, na verdade o questionamento é se estaríamos agindo de maneira a ser exemplo para os nossos filhos e netos, preparando-os assim para tornar o planeta melhor.

Essa preocupação ambiental é latente em muitas pessoas, mas precisa ser insistente, contínua, lapidada em toda a sociedade. Ela é um pouco mais notada em estudantes que tem o tema discutido em suas escolas, nas conversas entre amigos e muito pouco entre aqueles que são mais velhos e que muitas vezes tem o poder de tomar decisões efetivas, como os políticos, o MP, jornalistas, os formadores de opinião.

É inegável que a sobrevivência das espécies está intimamente ligada a ação proativa das pessoas em todo o mundo. Cito como exemplo da omissão na preservação o nosso Ribeirão Pirapitinga, onde de sua primeira nascente, perto da BR-050, até a proximidade do DIMIC, existiam segundo historiadores 230 nascentes. Hoje são apenas 32. Até quando agiremos assim?

Os problemas são diversos. Quantos de nós separamos o lixo reciclável? Quantos praticam a pesca consciente, obedecendo o período, o tamanho mínimo e a quantidade somente para alimentação ali no local? Não bastasse essa omissão pessoal de cada um de nós ainda temos que lidar com aquilo que trazem até nossas casas. Quanto de veneno há em nossa alimentação? Quanto de particulados cancerígenos ou que provocam doenças respiramos em nossa cidade? Quanto está sendo investido em criação de Parques, plantio de árvores, recuperação de nascentes e outros? Em frente à sua casa tem uma árvore? E o Parque do Pasto do Pedrinho foi só um sonho?

Na verdade são centenas de questionamentos que basta cada um olhar em volta do seu Habitat que seguramente apontará mais elementos que comprovam a nossa inoperância, a nossa omissão.

O que fazer? É nunca desistir e quem puder que cobre ações das pessoas de sua família, de seu vizinho, de seu vereador, de seu prefeito, de seu governador, de seu presidente. Campanhas nos meios de comunicação tem que ser o ano todo, batendo na mesma tecla e mostrar a importância dessa consciência ambiental. Todos têm essa reponsabilidade.

Plantar uma árvore, fazer um mutirão de limpeza de florestas, praias, parques/praças, promover campanhas de reciclagem, reutilizar objetos criando novos, reunir pessoas para repensar suas atitudes tudo é válido, mas a ação mais efetiva tem que começar quando criança e ser contínua. Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.

À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição etc.

Assim depois de mais um ano, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o que podemos apresentar/comemorar?

 

You may also like

Leave a Comment