Início » Gracinha Caiado lança Pacto Goiás Sem Racismo

Gracinha Caiado lança Pacto Goiás Sem Racismo

por Pidim
Gracinha Caiado lança Pacto Goiás Sem Racismo

Gracinha Caiado, no lançamento do pacto Goiás sem Racismo: “Aqui em Goiás nós combatemos o racismo com punição, mas também com oportunidades” (Fotos: Hegon Côrrea)

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançou na tarde desta terça-feira (21/11) o Pacto Goiás Sem Racismo, iniciativa que complementa ações da atual gestão no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial. O evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reuniu diversas autoridades e integrantes de comunidades quilombolas, indígenas e do Movimento Coletiva das Pretas.

“Hoje damos mais um passo em direção a um estado menos desigual e que respeita a diversidade do seu povo”, resumiu Gracinha Caiado sobre as diretrizes que norteiam a ação do documento assinado e do total comprometimento da gestão com o combate a quaisquer tipos de discriminação.

“Aqui em Goiás combatemos o racismo com punição, mas também com oportunidade, são ações concretas para que as pessoas das comunidades tradicionais possam ter oportunidade de trabalho e nós oferecemos as ferramentas para que isso se concretize. O governador Ronaldo Caiado tem trabalhado no combate ao racismo desde o primeiro dia de seu governo”, complementou.

Gracinha Caiado lança Pacto Goiás Sem Racismo
Gracinha Caiado: “Hoje damos mais um passo em direção a um estado menos desigual e que respeita a diversidade do seu povo”, (Fotos: Hegon Côrrea)

GOIÁS SEM RACISMO

O pacto surgiu por meio de um decreto de autoria do Executivo e encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Ferramentas de conscientização como a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, e a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), apresentada pela Organização das Nações Unidas (ONU), serviram de base para a criação da cartilha goiana.

Órgãos de governo e entidades civis serão responsáveis pelo funcionamento efetivo do pacto. Juntos, eles formarão o Comitê Estadual Gestor. A participação no grupo não é remunerada. “Estamos nessa luta para quebrar definitivamente essa engrenagem que sustenta a máquina do racismo no Brasil, e ela passa por formação social, por conhecimento, por autocrítica, por esforço individual, mas principalmente por políticas públicas. Esse pacto tem a finalidade de unir os esforços no combate ao racismo no nosso estado”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos.

Entre as práticas buscadas pela medida estão a igualdade do acesso às políticas públicas para a população negra, o combate a estigmas contra pessoas negras, quilombolas, indígenas, ciganas, ribeirinhas, povos de terreiros e comunidades de matriz africana, além do combate ao racismo estrutural no mercado de trabalho, a repressão aos crimes de racismo, injúria racial e intolerância religiosa e ainda a ampliação da política de saúde integral.

Ainda segundo Gracinha Caiado, o resultado do pacto será a formulação de um plano estadual de promoção da igualdade racial. “O papel de um governo, é exatamente esse, possibilitar que todas as pessoas, em toda sua pluralidade e contradição, possam viver com dignidade, equidade e justiça. Dentro do pacto, temos a produção de dados estatísticos e indicadores sociais para acompanhamento das populações negras em todo estado”, explicou.

MAIS AÇÕES

O Governo de Goiás inaugurou, em 2021, as instalações do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), localizada na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia. A unidade visa atender pessoas de todo o estado. As denúncias podem ser feitas por telefone, pelo número 197, ou em qualquer delegacia.

Também criado na atual gestão, o Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei) é uma unidade da Seds, que é referência no Estado no atendimento às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, preconceito e discriminação, ou ainda, que estejam em situação de vulnerabilidade social. O espaço oferece atendimentos nas áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, compreendendo o acolhimento, a orientação e o encaminhamento à rede de proteção.

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e da Educação (Seduc), também distribui cartilha contra o racismo nas escolas da rede pública. O projeto chamado “Goiás Sem racismo” visa combater o racismo institucional, além de sensibilizar e oferecer subsídios que garantam o respeito e condições de igualdade entre os cidadãos goianos.

“Já distribuímos mais de 140 mil cartilhas em todo o Estado. A preferência é para servidores públicos e professores da rede estadual e municipal. Junto com a cartilha vai toda uma capacitação da Secretaria, destinadas às Prefeituras para que esses agentes sejam os replicadores daquilo que está ali, para alunos, famílias, pais e a sociedade como um todo”, ressaltou o Secretário da Seds, Wellington Matos.

Presente no evento, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, enalteceu o trabalho da atual gestão no combate ao racismo. “Tenho observado e divulgado, por onde ando, o trabalho que o nosso governador tem feito no estado de Goiás, principalmente em relação às nossas comunidades tradicionais e quilombolas. Isso é exemplo a ser seguido por outros estados também”, frisou.

Gracinha Caiado lança Pacto Goiás Sem Racismo
Durante a solenidade, foram entregues ainda 60 cartões do Crédito Social, benefício visa fomentar a criação e manutenção de negócios nas comunidades em todo o Estado (Fotos: Hegon Côrrea)

CRÉDITO SOCIAL

Durante a solenidade, foram entregues ainda 60 cartões do Crédito Social, no valor total de R$ 390 mil. Lançado pelo Governo de Goiás em 2021, o auxílio financeiro, que pode chegar até R$ 5 mil, é destinado a líderes quilombolas e de outras minorias sociais que concluíram o curso Apreender a Empreender Social, ministrado em parceria entre Governo de Goiás e Sebrae. O benefício visa fomentar a criação e manutenção de negócios nas comunidades em todo o Estado.

 Secretaria de Estado de Comunicação- Secom
22 de novembro, 2023 às 08:19:48

You may also like

Leave a Comment