Início » Equipe do Hugo realiza 1ª captação de coração, sob gestão do Einstein

Equipe do Hugo realiza 1ª captação de coração, sob gestão do Einstein

por Pidim
Equipe do Hugo realiza captação de coração e outros órgãos que vão beneficiar pacientes de Goiás e do Distrito Federal

Saída do órgão foi marcada por uma salva de palmas da equipe do hospital (Foto: Wynne Carneiro/Hugo)

O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Albert Einstein, realizou, nesta sexta-feira (08/11), a primeira captação de um coração para transplante desde que a organização assumiu a gestão. A saída do órgão foi marcada por uma salva de palmas da equipe do hospital.

O órgão saiu da unidade e foi transportado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros até o hangar em que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já esperava para levar coração e equipe médica até Brasília, onde será transplantado.

A operação, que envolveu aproximadamente 30 profissionais, incluindo a equipe médico-assistencial do Hugo, Corpo de Bombeiros e FAB, também possibilitou a captação dos dois rins e do pâncreas, beneficiando quatro pacientes em Goiás e no Distrito Federal.

Equipe do Hugo realiza captação de coração e outros órgãos que vão beneficiar pacientes de Goiás e do Distrito Federal
Equipe do Hugo realiza captação de coração e outros órgãos que vão beneficiar pacientes de Goiás e do Distrito Federal (Foto: Wynne Carneiro/Hugo)

A diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, destacou o empenho das equipes e a complexidade do processo.

“A captação de um coração viável para transplante é rara e desafiadora. Com o apoio da família do doador e o esforço das equipes envolvidas, conseguimos realizar o procedimento com segurança e eficácia”, afirmou.

Fabiana também ressaltou a colaboração das forças de segurança, como a FAB e o Corpo de Bombeiros, no transporte dos órgãos, e a importância desse ato de generosidade.

“A doação de órgãos é um ato de amor e compaixão por parte de uma família que enfrenta um momento de dor profunda, mas que, por meio desse gesto, possibilita salvar várias vidas,” concluiu.

Sobre o Hugo

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) foi inaugurado em 1991 e é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Sua trajetória se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes.

O Hugo foi considerado referência no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022 e reconhecido internacionalmente no socorro a vítimas de AVC isquêmico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.

O Hugo possui 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continua realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.

 Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

You may also like

Leave a Comment