Início » FINAL MELANCÓLICO DO TEMPO NOVO

FINAL MELANCÓLICO DO TEMPO NOVO

por Pidim

Três hospitais fecham nesta quinta-feira (27) por falta de repasses do Estado

O Hospital Materno Infantil (HMI), Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) não receberão novos pacientes a partir de hoje. Estado afirma que novos repasses serão feitos amanhã (28)

O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), o Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) e o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) fecharam as portas para novos pacientes nesta quinta-feira (27). O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Organização Social (OS) gestora das três unidades de saúde, explicou, em nota, que foi obrigada a bloquear novas admissões de pacientes em virtude da falta de repasses da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e que a medida é para “tentar reduzir danos a segurança dos pacientes já internados”. A SES afirma que as OSs receberão um repasse de R$ 40 milhões amanhã (28).

Com o fechamento, todos os atendimentos para novos pacientes serão afetados, tanto de urgência e emergência quanto eletivos. A medida entra em vigor hoje e não tem previsão de retorno. De acordo com o IGH , os pacientes que procurarem pela assistência em uma das três unidades serão orientados a procurar outros hospitais. A Central de Regulação foi informada para que possa viabilizar a transferência dos pacientes para serviços de saúde com o mesmo perfil de atendimento.

A OS afirma que está com dificuldades no recebimento de entregas de material médico hospitalar por conta da situação financeira atual e o bloqueio é para evitar a paralisação de serviços essenciais para os pacientes que já estão internados nas unidades.

Em nota, a SES garante que serão repassados R$ 40 milhões às OSs que administram os hospitais da rede estadual nesta sexta-feira (28). Além disso, a pasta afirma que haverá outro repasse no dia 30, que estará disponível para as OSs na próxima quarta-feira (2). O valor deste segundo repasse não foi informado. Contudo, a SES informa que ele estará disponível para consulta no Portal Transparência no dia da transferência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) comunicou que recebeu com estranheza a informação sobre a suspensão de novas admissões de pacientes no HMI. “As instituições recebem repasse mensal do Ministério da Saúde para o atendimento à população materno e infantil, de acordo com o Protocolo de Cooperação entre entes Públicos. O Hospital Materno Infantil também é registrado junto ao Ministério da Saúde como ponto de atenção às urgências, recebendo repasse também para isto”, afirma a nota. A SMS declara ainda que já comunicou ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), bem como à SES, para que as devidas providências sejam tomadas.

Fonte O popular

You may also like

Leave a Comment