por Pidim

Opinião

Por Cairo Batista

OPOSIÇÃO EM CATALÃO NÃO TEM PASSADO, PRESENTE E NEM FUTURO DIGNO A OFERECER AOS ELEITORES

Alô amigos. A menos de dez meses para a eleição, ficamos aqui a analisar o quadro político em Catalão para o próximo pleito. Candidatíssimo à reeleição o prefeito Adib Elias continua firme no leme da administração. Após recuperar a cidade financeiramente e estruturalmente nos dois primeiros anos do seu governo, passou o terceiro inaugurando obras, reestabelecendo programas sociais e vai para o seu último ano de governo com muito mais gás, tendo ainda grandes obras para inaugurar, entre elas o Arco Viário, obra de mais de 12 milhões de reais construída com recursos próprios. Tem também a maior obra de saneamento de Goiás, a ETE, Estação de Tratamento de Esgoto; o Centro de Castração e Reinserção de Cães e Gatos; várias praças como a Duque de Caxias e a Getúlio Vargas e também a continuidade do quarto ano do programa Asfalto de Verdade, agora 100% nos bairros.

Enquanto isso, a oposição não consegue nem conversar entre si. Os pré-candidatos ou são neófitos em política ou carregam nas costas o peso de participação em administrações desastrosas, que já são conhecidas da população. Um já foi secretário e até candidato a vice-prefeito na chapa mais rejeitada da história de Catalão, outro preso recentemente, suspeito de receptação de cargas roubadas e outro que, apesar de ser grande pecuarista, de espírito público nada possui, nunca doou um quilo de carne a uma entidade. Sem contar, naquele que carrega o sobrenome do pior prefeito que essa cidade já teve, que foi Deputado com o pai e com o Governador Marconi, que também foi defenestrado pelo povo de Goiás. Essa mancha, com certeza, vai demorar mais de uma década para o povo esquecer.

Se não possuem um passado que os credencia, deviam estar ao menos no presente tentando passar uma mensagem de qualidade ao povo catalano, mas não, passam o seu tempo tentando desqualificar a administração do atual prefeito, fazendo ilações e acusações infundadas, tentando vender uma imagem de Catalão que o povo verdadeiramente não vê. Catalão é hoje, considerada um exemplo de administração para Goiás e até mesmo para o Brasil.

Essa mesma oposição não consegue dizer ao povo qual o seu projeto para o município, como fariam diferente se estivessem no poder. Talvez não o falem porque não possuem credibilidade devido ao passado político desastroso e não o fazem também porque não sabem como fazer, nunca se atentaram para como funciona uma cidade, o que ela precisa e como fazer. De discurso vazio o povo está cheio, não vai trocar de novo um gestor competente, testado e aprovado, por aventureiros. Disso, o passado está repleto, cheio de maus exemplos. Se quiserem ter uma mínima chance terão que se expor e provar para a população que podem vir a ser melhores do que a administração que está aí.

A história pode ser contada até agora assim: se juntarem todos, os pretensos “novos”, vão se sujar na lama dos que já foram ”testados e rejeitados”. Se não se juntarem os novos, não possuem as credenciais e o conhecimento para convencer o povo de que são capazes. Tem o fato ainda de que quem se diz o novo em Catalão ao invés de conquistar o povo, passa o tempo correndo atrás de figurinhas carimbadas pelo atraso da política, que toda eleição sai à procura de um galho para se agarrar, depois que cai na correnteza. Se existe algo novo, algo diferente, é a disposição do prefeito Adib Elias, de suceder ele mesmo, pegar a casa arrumada e fazer o melhor governo de todos no auge da sua experiência e capacidade de gestão.

You may also like

Leave a Comment